O líder do grupo parlamentar da CASA-CE quer esclarecimentos do Presidente da República sobre os militares angolanos que o Executivo pretende enviar para o conflito na República Centro Africana.
De acordo com André Mendes de Carvalho “Miau”, citado pela Voz da América, o Parlamento não foi informado sobre o possível envio dessas tropas para fazerem parte de uma força de paz. Tudo que sabe sobre este exercício, diz o almirante e presidente da bancada parlamentar da CASA-CE, foi pela imprensa.
Falando à Voz da América, o alto oficial da Marinha de Guerra, na reforma, considera importante que o Presidente da República esclareça os angolanos sobre as modalidades e condições do envio de tropas que se pretende para o conflito na RCA.
“Miau” disse que tinha sabido apenas pela imprensa que Angola tenciona enviar “o equivalente a uma brigada” para aquele país.
“Pela primeira vez Angola vai participar em missões de paz com tropas e gostaríamos de ouvir um pronunciamento do Presidente da República sobre isto”, disse.
No seu discurso sobre o estado da Nação, José Eduardo dos Santos avançou dados que já eram do conhecimento público: A confirmação da disponibilidade do governo angolano enviar tropas para integrar as forcas de paz das Nações Unidas, para a República Centro Africana, sem no entanto adiantar mais pormenores sobre o referido exercício militar.
“Nós não fomos consultados mas o Presidente da República deve explicar o que está à volta de todo este exercício, para que possamos compreender”, disse “Miau”, acrescentando que “não tenciona fazer mais comentários sobre a questão até que o Presidente dê os esclarecimentos necessários”.